A criatividade se manifesta de forma misteriosa e muitas vezes contraditória.. O pensamento criativo é uma característica estável e marcante em muitas personalidades, mas ela também pode mudar de acordo com a situação e contexto. Muitas vezes a inspiração e ideias parecem surgir do nada e depois desaparecem quando mais precisamos delas.
E, psicologicamente falando, pessoas com personalidade criativa são difíceis de definir, especialmente por serem complexas, contraditórias e geralmente evitarem hábitos ou rotinas. E esse não é apenas um estereótipo do “artista torturado” – os artistas podem de fato serem pessoas mais complicadas. Pesquisas sugerem que a criatividade é fruto da combinação de várias características, comportamentos e influências sociais em uma única pessoa.
“O autoconhecimento é de fato difícil para pessoas criativas, pois o ser criativo é mais complexo do que o não criativo”, afirmou Scott Barry Kaufman, psicólogo da New York University que passou vários anos pesquisando a criatividade, em entrevista ao The Huffington Post. “As coisas que mais se destacam nas pesquisas são os paradoxos do ser criativo… Pessoas com imaginação aguçada tem mentes mais `bagunçadas’ “.
Ainda que não exista uma personalidade criativa “padrão”, existem algumas características e comportamentos comuns às pessoas altamente criativas. Veja aqui algumas coisas que elas fazem diferente e descubra se você é um desses “seres criativos”:
1- Elas sonham acordadas.
Pessoas criativas sabem que sonhar acordado não é perda de tempo, apesar do que os seus professores tenham lhes dito quando eram crianças.
2- Elas observam tudo.
O mundo é a ostra da pessoa criativa – elas veem possibilidades por toda parte e estão constantemente absorvendo informações que alimentam a expressão criativa.
3- Elas trabalham no horário que é melhor para elas.
Não importa o horário, pessoas com grande produção criativa geralmente descobrem quando as suas mentes funcionam melhor e planejam seus dias de acordo com isso.
4- Elas separam um tempo para a solitude.
“Para estar aberto à criatividade, a pessoa tem que ter a capacidade de usar a solitude de maneira construtiva. É necessário superar o medo de estar sozinho”, escreveu o psicólogo existencial americano Rollo May.
Artistas e criativos muitas vezes são taxados de solitários e apesar disso não ser verdade, a solitude pode ser o que lhes permite produzir o melhor trabalho. Para Kaufman, isso está relacionado novamente ao sonhar acordado – nós precisamos passar tempo sozinhos para simplesmente permitir que as nossas mentes possam viajar.
5- Elas conseguem transformar os obstáculos em algo bom.
Muitas das histórias e músicas mais icônicas de todos os tempos foram inspiradas por dor e desilusões – e o lado bom desses desafios é que elas podem servir como um catalisador para a criação.
6- Elas buscam novas experiências.
Pessoas criativas gostam de se expor a novas experiências, sensações e estados de espírito – e essa abertura prevê o resultado criativo de forma significativa.
7- Elas aprendem com os erros.
O trabalho criativo é muitas vezes descrito como um processo em que se falha repeditamente até que encontre algo que dá certo e pessoas criativas – pelo menos as bem-sucedidas – aprendem a não encarar os erros de forma tão pessoal.
“Pessoas criativas falham e aquelas que são muito boas falham com frequência”, escreveu o colunista da revista Forbes Steven Kotler em um artigo sobre a genialidade criativa de Einstein.
8- Elas fazem as perguntas mais complexas.
As pessoas criativas possuem uma curiosidade insaciável – geralmente escolhem examinar profundamente a vida – e à medida em que vão envelhecendo, não deixam de ter curiosidades sobre a vida. Seja através de conversas intensas ou de reflexões solitárias, pessoas criativas olham para o mundo ao seu redor e querem saber por quê e como as coisas são do jeito que são.
9- Elas observam as pessoas.
Devido à natureza observadora e à curiosidade sobre as vidas dos outros, pessoas criativas muitas vezes amam observar as pessoas – e talvez até gerem suas ideias a partir dessas observações.
10- Elas arriscam.
Arriscar faz parte do trabalho criativo e muitas pessoas criativas são motivadas pelos riscos que tomam em vários aspectos de suas vidas.
11- Elas seguem suas verdadeiras paixões.
Pessoas criativas tendem a ter uma auto motivação – o que significa que elas agem movidas por um desejo interno e não por uma recompensa ou reconhecimento externo.
“Pessoas potencialmente criativas escolhem e podem se envolver de forma apaixonada em problemas desafiadores e arriscados que geram um forte sentimento a partir da habilidade de usarem seus talentos”, escrevem M.A. Collins e T.M. Amabile no livro The Handbook of Creativity (O Guia da Criatividade).
12- Elas tentam pensar de forma diferente.
Kaufman argumenta que outro propósito do `sonhar acordado’ é nos ajudar a ver além da nossa própria perspectiva limitada e explorar outras formas de pensar, que pode ser uma importante ferramenta para o trabalho criativo.
13- Elas perdem noção do tempo.
Pessoas criativas podem vir a descobrir que quando elas estão escrevendo, dançando, pintando ou expressando-se de outra maneira, que elas entram em um estado mental `otimizado’ ou no que é conhecido como “estado de fluxo”, que pode ajudá-los a criar em um nível mais alto. Esse fluxo é um estado mental em que uma pessoa transcende pensamentos conscientes a fim de alcançar um estado mais aguçado de concentração e calma, sem fazer maiores esforços. Quando alguém está nesse estado, fica praticamente imune a qualquer pressão interna ou externa ou a distrações que possam prejudicar o seu desempenho.
Você pode entrar no estado de fluxo quando você está desempenhando uma atividade que você gosta, mas que também lhe desafia – como qualquer bom projeto criativo faz.
14- Elas vivem rodeadas de coisas belas.
Pessoas criativas geralmente tem bom gosto, e consequentemente, gostam de estar cercadas de coisas bonitas.
15- Elas ligam os pontos.
Se existe uma coisa que distingue as pessoas altamente criativas das outras, é a habilidade de enxergar possibilidades onde outros não enxergam – ou, em outras palavras, ter visão. Muitos grandes artistas e escritores já disseram que a criatividade é simplesmente a habilidade de ligar os pontos que outros nunca pensariam em ligar.
Nas palavras de Steve Jobs:
“A criatividade é simplesmente conectar as coisas. Quando você pergunta às pessoas criativas como elas fizeram alguma coisa, eles sentem-se um pouco culpadas, pois na verdade não fizeram de fato, apenas viram algo. Depois de um tempo a coisa ficou óbvia. Isso aconteceu porque eles conseguiram fazer a ligação entre as experiências que já tiveram e então sintetizaram coisas novas”.
16- Elas separam tempo para reflexão.
Pessoas criativas entendem a importância de uma mente livre e focada – pois o seu trabalho depende disso. Muitos artistas, empreendedores, escritores e outros profissionais criativos, recorrem à meditação como uma ferramenta para atingir o estado de criatividade máxima de suas mentes.
E a ciência comprova a ideia de que a reflexão pode de fato aumentar a potência cerebral de várias maneiras. Uma pesquisa holandesa feita em 2012 sugere que certas técnicas de meditação podem estimular o pensamento criativo. Práticas de reflexão também estão ligadas a melhorias na memória e no foco, a um maior bem-estar emocional, redução de estresse e ansiedade e à melhora da clareza mental – todos esses fatores que podem resultar na melhora no processo criativo.
E aí? Descobriu?
Se você é um desses criativos mais sente que nos últimos tempos sua criatividade tem te deixado na mão, não se preocupe!
Separamos para você 33 maneiras para se manter criativo:
- Faça listas
- Sempre carregue um bloco de notas
- Experimente escrever só por escrever
- Saia de perto do computador
- Seja de “outro mundo”
- Para se de punir
- Tire folgas
- Cante no chuveiro
- Beba café/chá/chima
- Saiba quais são suas origens
- Escute novas músicas
- Esteja aberto
- Cerque-se de pessoas criativas
- Busque feedback
- Colabore
- Não desista
- Pratique, pratique, pratique
- Permita-se cometer erros
- Vá a algum lugar novo
- Assista a filmes estrangeiros
- Conte suas bençãos
- Descanse bastante
- Quebre regras
- Assuma riscos
- Faça mais do que te faz feliz
- Não force
- Leia uma página do dicionário
- Faça esboços
- Pare de tentar ser perfeito
- Teve uma ideia? Escreva
- Limpe seu local de trabalho
- Divirta-se
- Termine algo
Se você chegou até aqui, ao fim deste texto, parabéns hehehe você já é um vitorioso.
Espero que todas essas dicas e reflexões te ajudem assim como tem me ajudado.
Por Kétlin Pacheco – CEO da Abarca e consultora de negócios