Somos RP e não uma Agência de Marketing. Como assim?
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que essa afirmação está longe de ser pejorativa. Ela traz consigo a única intenção de trazer entendimento em relação ao assunto.
Afinal, qual a diferença de uma Agência de Relações Públicas para as Agências tradicionais de Marketing ou Publicidade e Propaganda?
Para explicar as principais diferenças precisamos entender cada um dos conceitos.
Definição de Relações Públicas (RP)
As Relações públicas tem por propósito equilibrar a identidade da organização com a imagem percebida por todos os públicos com os quais ela mantém relacionamento. É um processo, onde uma organização ganha exposição por meio de histórias positivas e quando isso acontece, a empresa transmite mais credibilidade em seu mercado de atuação
Definição de Marketing
O marketing é um processo de gestão, preocupado com a compra e venda de produtos e serviços, ele tem por principal premissa identificar, entender e satisfazer as necessidades de um determinado público-alvo.
Definição de Publicidade
Publicidade por sua vez é uma ferramenta de marketing que tem a finalidade de persuadir o consumidor a executar uma ação. Isto é possível por meio de estratégias de mídias e conceitos criativos que levam o cliente até o ponto-de-venda e efetuar uma compra.
Principais Diferenças entre Relações Públicas e Marketing
Uma vez entendidos os conceitos, vamos ao entendimento do que distingue um trabalho do outro.
Em sua essência, a função de um escritório de Relações Públicas é trabalhar a comunicação de uma forma ampla. As Relações Públicas tem objetivo de abranger tanto a comunicação externa quanto a institucional interna, onde procura estabelecer uma boa conexão com todos os seus públicos, melhorando relacionamentos e mantendo a boa reputação de uma organização, marca ou pessoa.
Para que o processo de construção ou manutenção de uma reputação tenha sucesso, as Relações Públicas se utilizam de diversas ferramentas e uma delas é o Marketing. Como já mencionamos, o Marketing tem o foco é a promoção de produtos e serviços oferecidos pela empresa aos seu público alvo, afim de gerar vendas, sendo assim, as funções de um trabalho de marketing são direcionadas todas para esse fim. A publicidade que é uma ferramenta do marketing é ainda mais especifica, enquanto o trabalho de Relações Públicas é abrangente.
Na prática, aqui na Abarca, nosso Escritório de Relações Públicas, trabalhamos com a Comunicação Integrada planejando e executando ações em diferentes canais, interligando essas estratégias e discursos. Somos generalistas e nosso propósito é ser solução em todas as áreas de comunicação do seu negócio.
Vem navegar com a gente!