Abarca | Comunicação Integrada

A importância da Comunicação nas organizações

As “armas” da comunicação para empresas de qualquer porte

Quantas vezes os empreendedores de pequeno porte desistem de promover seus serviços ou produtos por acreditarem que é necessário um grande investimento para atingir seus públicos, pois utilizam como referência as grandes empresas? Por desconhecimento de que podem lançar mão de “armas” simples e eficientes, deixam de conquistar novas fronteiras.

– Mas, que armas são essas? Como assim, não é preciso grandes investimentos?

As armas a que nos referimos são os instrumentos de comunicação que estão ao alcance de todos, mas que somente serão eficientes se forem utilizadas com estratégia, com foco e determinação.

A primeira arma é: Perguntar. Perguntar o que sua empresa precisa comunicar: Divulgar o lançamento de um novo produto? Divulgar uma nova composição societária? Divulgar o novo endereço? Ter comunicação contínua, mesmo não tendo novidades?

A segunda arma é: Definir. Definir quem precisa saber destas informações. Sim, porque nem todos os seus públicos precisam saber de tudo. O novo produto deve ser divulgado para seu consumidor intermediário (lojas, distribuidores) e consumidor final. Sua composição societária para seus fornecedores e funcionários, e assim por diante.

A terceira arma é: Escolher. Escolher o ou os meios que divulgarão estas informações. É nesta etapa que muitas empresas paralisam, por acreditarem que o custo é muito alto. Não. O planejamento vai identificar, por exemplo, que um e-mail marketing bem escrito fará a comunicação da mudança societária; que uma boa ação no website, na fanpage da empresa e nos pontos de venda divulgará o novo produto, e assim por diante.

E caso a empresa não tenha a estrutura ou tempo para construir estas “armas”, há no mercado profissionais com larga experiência que podem fazer o diagnóstico da comunicação e propor os melhores instrumentos para alavancar esta comunicação.

Em qualquer situação, é muito importante que o empreendedor tenha em mente que seu público precisa e merece saber o que ele está fazendo. Com o avanço cada vez maior de campanhas digitais, que abarrotam os dispositivos do consumidor, é preciso, sim, apostar na diferenciação através da comunicação bem definida e que nem sempre são necessários grandes investimentos para isto.

Tema de casa – Enquanto o empreendedor ainda avalia a “armas” acimas, ele pode, internamente, ir preparando as “engrenagens” necessárias para que elas disparem que com eficiência necessária:

1. Alimente sempre seu banco de cadastro. A cada novo contato, viajem, encontros, separe estes cartões para formar uma lista (mailing) efetivo para quando for disparar os seus e-mails.

2.Tenha um website. Se a empresa não está na web, ela não existe. Há muitas opções com bons preços. Mas tenha sempre em mente que ele é a porta de entrada digital da sua empresa.

3.Atualize seu website. Se ele é antigo, repense seriamente em renová-lo, inserindo uma área de novidades. As buscas espontâneas ocorrem não somente porque foi pago, mas sim porque tem sempre coisa nova.

4.Tenha uma rede social. E ao optar por ela, deve-se ter em mente que precisa ser continuamente atualizada. Postagens a cada longo período não fidelizam o seu cliente.

5.Tenha um painel na entrada da empresa para divulgar suas conquistas e avisos. Chamado de jornal mural, esta “engrenagem” tão simples ainda é uma das mais eficientes para comunicar-se com o público interno.

Seja você a principal “engrenagem” da comunicação da empresa. Promova encontros com seus funcionários não somente em épocas especiais, vá a eventos de fornecedores e consumidores, alimentando a “pólvora” que será utilizada quando acionar as “armas” mais adequadas para sua empresa.

Quer mais informações sobre como a comunicação pode mudar sua realidade diante do mercado?

Entre em contato para continuarmos esta conversa. 😉

Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn