As “armas” da comunicação para empresas de qualquer porte
Quantas vezes os empreendedores de pequeno porte desistem de promover seus serviços ou produtos por acreditarem que é necessário um grande investimento para atingir seus públicos, pois utilizam como referência as grandes empresas? Por desconhecimento de que podem lançar mão de “armas” simples e eficientes, deixam de conquistar novas fronteiras.
– Mas, que armas são essas? Como assim, não é preciso grandes investimentos?
As armas a que nos referimos são os instrumentos de comunicação que estão ao alcance de todos, mas que somente serão eficientes se forem utilizadas com estratégia, com foco e determinação.
A primeira arma é: Perguntar. Perguntar o que sua empresa precisa comunicar: Divulgar o lançamento de um novo produto? Divulgar uma nova composição societária? Divulgar o novo endereço? Ter comunicação contínua, mesmo não tendo novidades?
A segunda arma é: Definir. Definir quem precisa saber destas informações. Sim, porque nem todos os seus públicos precisam saber de tudo. O novo produto deve ser divulgado para seu consumidor intermediário (lojas, distribuidores) e consumidor final. Sua composição societária para seus fornecedores e funcionários, e assim por diante.
A terceira arma é: Escolher. Escolher o ou os meios que divulgarão estas informações. É nesta etapa que muitas empresas paralisam, por acreditarem que o custo é muito alto. Não. O planejamento vai identificar, por exemplo, que um e-mail marketing bem escrito fará a comunicação da mudança societária; que uma boa ação no website, na fanpage da empresa e nos pontos de venda divulgará o novo produto, e assim por diante.
E caso a empresa não tenha a estrutura ou tempo para construir estas “armas”, há no mercado profissionais com larga experiência que podem fazer o diagnóstico da comunicação e propor os melhores instrumentos para alavancar esta comunicação.
Em qualquer situação, é muito importante que o empreendedor tenha em mente que seu público precisa e merece saber o que ele está fazendo. Com o avanço cada vez maior de campanhas digitais, que abarrotam os dispositivos do consumidor, é preciso, sim, apostar na diferenciação através da comunicação bem definida e que nem sempre são necessários grandes investimentos para isto.
Tema de casa – Enquanto o empreendedor ainda avalia a “armas” acimas, ele pode, internamente, ir preparando as “engrenagens” necessárias para que elas disparem que com eficiência necessária:
1. Alimente sempre seu banco de cadastro. A cada novo contato, viajem, encontros, separe estes cartões para formar uma lista (mailing) efetivo para quando for disparar os seus e-mails.
2.Tenha um website. Se a empresa não está na web, ela não existe. Há muitas opções com bons preços. Mas tenha sempre em mente que ele é a porta de entrada digital da sua empresa.
3.Atualize seu website. Se ele é antigo, repense seriamente em renová-lo, inserindo uma área de novidades. As buscas espontâneas ocorrem não somente porque foi pago, mas sim porque tem sempre coisa nova.
4.Tenha uma rede social. E ao optar por ela, deve-se ter em mente que precisa ser continuamente atualizada. Postagens a cada longo período não fidelizam o seu cliente.
5.Tenha um painel na entrada da empresa para divulgar suas conquistas e avisos. Chamado de jornal mural, esta “engrenagem” tão simples ainda é uma das mais eficientes para comunicar-se com o público interno.
Seja você a principal “engrenagem” da comunicação da empresa. Promova encontros com seus funcionários não somente em épocas especiais, vá a eventos de fornecedores e consumidores, alimentando a “pólvora” que será utilizada quando acionar as “armas” mais adequadas para sua empresa.
Quer mais informações sobre como a comunicação pode mudar sua realidade diante do mercado?
Entre em contato para continuarmos esta conversa. 😉