Abarca | Comunicação Integrada

10 ideias para variar na criação de conteúdo no Stories do Instagram

O Instagram Stories hoje é um dos canais de mídia social com mais engajamento disponível.

Alguns dados atuais sobre ele só pra ficar claro:

  • Mais de 400 milhões de contas usam o Instagram Stories todos os dias. (dados instagram/jun 18)
  • O Facebook estima que o uso do Stories vai ultrapassar o do feed de notícias (techrunch)
  • 47% diz estar mais interessado em uma marca/produto depois de tê-lo visto nos stories. (Silvia Ramazotti — gerente de produtos do IG)
  • 53% dos conteúdos publicados por marcas no Instagram é no Stories. (Socialbakers)

O Instagram Stories vem sendo uma ótima ferramenta para contar histórias, despertar o interesse de uma marca, produto ou causa, para relacionamento e até mesmo para vendas.

Mas para obter sucesso é necessário combater o algoritmo.

O principal alimento do algoritmo do Stories é o engajamento, ou seja, o quanto mais você publicar, motivar a ação dos seguidores e a interação com o seu perfil na rede, mais alcance você vai ter, pois ele vai trabalhar pra você, mostrar suas publicações para mais pessoa e fazer você chegar nos tão desejados primeiros lugares da fila do stories dos seus seguidores.

E como manter essa relevância nas histórias? publicando frequentemente conteúdos que atraiam e engajem o seu público e façam com que eles respondam a você.

Portanto, listamos aqui algumas categorias de conteúdo e exemplos para inspirar:

1. Faça enquetes

Google forms é coisa do passado. As enquetes do Stories são hoje uma grande fonte de dados e opiniões e também uma forte máquina de engajamento. Fazer perguntas através da enquete cria oportunidades de ouvir seu público de uma forma simples, descontraída e o melhor: gratuita. Você pode escolher entre a enquete clássica com duas opções de resposta personalizáveis e o controle deslizante de emoji. Só tome cuidado ao usar essas funcionalidades para que elas sempre sejam fixadas ao centro da tela, assim as pessoas conseguem clicar e responder a elas.

2. Faça perguntas

Assim como as enquetes, as perguntas servem para alimentar o algoritmo com interações do público, como também, para trocar ideias com seus seguidores, contar histórias, entregar valor e tirar dúvidas. E é aquela velha história: a dúvida de um pode ser de outra pessoa também, logo, responder a elas publicamente através das perguntas pode ser uma grande vantagem. Quem aí lembra como ficou a timeline quando foi lançada essa funcionalidade?

3. Vídeos

Segundo Silvia Ramazotti — gerente de produtos do Instagram, 40% dos stories mais vistos são vídeos e 1 a cada 5 deles, geram direct. Eles são uma forma humanizada e transparente de conversar com seus seguidores. Se for fazer, opte por falar de frente para a câmera e usar também um texto de “legenda” para aumentar a retenção.

https://www.instagram.com/gopro/

4. Relembre momentos

Quinta-feira é o dia oficial de usar a #tbt, mas, agora com o recurso de arquivo de lembranças do stories todo dia é dia de repostar conteúdos passados! Basta clicar no seu perfil naquele relógio do canto superior esquerdo e compartilhar suas lembranças de anos passados! Relembrar é viver e também é conteúdo!

5. Reposte stories dos seus seguidores

Instigue seus seguidores a publicarem conteúdos marcando o seu perfil, ou crie ações promocionais com essa estratégia para que você possa “repostar” os conteúdos de terceiros nas suas histórias. Toda vez que alguém marca seu nome de usuário, aparece a notificação e a opção: “adicione ao seu story”. Isso ajuda a gerar autoridade, credibilidade e gera interação entre os seus seguidores. Além, claro, de reconhecimento de marca.

6. Faça mini tutoriais

“No minuto em que você aprender alguma coisa, olhe para o lado e ensine aos outros. Compartilhe sua lista de leitura, aponte referências, crie tutoriais, mostre seu processo passo a passo”. Austin Kleon

Basicamente é a ideia de entregar valor através histórias, independente de qual seja sua área, todo mundo tem algo pra ensinar e compartilhar, divida isso com seus seguidores.

https://www.instagram.com/tastemade/?hl=pt-br

7. Poste sobre seus bastidores

Dê aos seus seguidores uma pequena amostra dos bastidores de onde ou como você faz o seu trabalho. Dar esse olhar privilegiado promove uma conexão mais pessoal com todos os seus seguidores. “Não importa a natureza do seu trabalho, existe uma arte em fazer o que você faz e existem pessoas interessadas, você só precisa apresentá-la da maneira certa”. Austin Kleon

8. Poste depoimentos de clientes

Melhor do que você falar sobre sua marca, é compartilhar a opinião de outras pessoas sobre ela. Prova social é uma ótima maneira de dar credibilidade para seu produto/serviço, por isso, compartilhe capturas de tela de avaliações de clientes anteriores, fragmentos de e-mails com palavras gentis ou até mesmo depoimentos em vídeo ou mensagens de WhatsApp.

9. Use os destaques para apresentar a sua marca

Quando novos usuários chegam ao seu perfil do Instagram, eles provavelmente não sabem quem você é (ainda), logo a primeira impressão é causada pela bio que contém suas principais informações em texto. Mas há também uma ótima opção de criar destaques para apresentar sua marca com as principais histórias em fotos e vídeos para que durem mais de 24 horas.

10. Poste sobre seus produtos e serviços

Sim, você também pode falar e mostrar o que você vende. Só não precisa ser SÓ isso e de uma forma que interrompa a experiência de entretenimento das pessoas nas histórias. Poste conteúdos interessantes e criativos sobre seus produtos ou convide micro influenciadores a falar sobre eles. Você também pode usar a vantagem da duração de apenas 24 horas para promover uma oferta do produto por tempo limitado.

O que mais você publica nas histórias para diversificar o seu contéudo?

Texto adaptado: tutinicola.medium.com

Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn