Abarca | Comunicação Integrada

Sua empresa quer desenvolver um programa de Responsabilidade Social?

Então, peça ajuda ao Relações Públicas!

 

A pandemia causada pela Covid-19 tem mobilizado milhares de pessoas e empresas a promover ou participar de alguma iniciativa de voluntariado que, muitas vezes, são chamadas de Responsabilidade Social. E não é bem assim. Contribuir esporadicamente para alguma causa é muito diferente de criar, manter e desenvolver um programa social permanente e com resultados efetivos.

E é neste ponto que lançar mão do conhecimento de um profissional de Relações Públicas fará toda a diferença.

Por quê?

Porque a responsabilidade social é quando as empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária, que não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos, como o que estamos vivenciando com a Covid-19.
Responsabilidade Social envolve o benefício da coletividade, seja ela relativa ao público interno ou atores externos.

E como identificar estes públicos internos e externos e comunicar-se de modo adequado?

Estas são atribuições do Relações Públicas, que também poderá desenvolver um projeto de Responsabilidade Social que tenha relação com os seus valores e o da sua empresa. Este projeto será permanente e contínuo e poderá ser ampliado ou revisto sempre que for necessário.
Saiba que, ao adotar uma postura socialmente responsável, conduzida pelo Relações Públicas, sua empresa terá crescimento mais sustentável, ganhos de imagem e visibilidade.
O profissional de Relações Públicas ajudará você a traduzir suas ideias, tornando sua comunicação vertical, porque será transmitida de acordo com a linguagem de cada público.

E quem faz parte destes públicos?

Seus públicos são todos os envolvidos com a sua organização:
Sócios, gerentes, funcionários da linha de produção.
Os familiares dos seus funcionários também são classificados como público.
Clientes, investidores, fornecedores, cooperados, imprensa, governo, concorrentes, consumidores e a comunidade na qual sua organização está inserida.

Ufa! Quantas pessoas, não é mesmo?

E cada ação social sua, que faz parte do seu Programa de Responsabilidade Social, pode ser divulgada para todos eles.

Como?

Utilizando as mais diversas ferramentas de comunicação que seus públicos têm acesso. Apenas para citar algumas:
Redes sociais; mural da empresa, jornal do bairro, sites de notícias e muitas outras que o Relações Públicas irá indicar.

Quer saber mais? Fique ligado no próximo conteúdo que postaremos aqui no Blog!

Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn