Abarca | Comunicação Integrada

Por que as Organizações Precisam de Relações Públicas?

Por que as organizações precisam de Relações Públicas?

 

O acirramento da concorrênciaꓼ a velocidade das redes sociais, que faz com que seu cliente seja ainda mais “infiel” na busca pelos melhores produtos e serviçosꓼ a dificuldade em posicionar a empresa entre as principais no seu segmentoꓼ e outros desafios do mundo coorporativo contemporâneo têm feito com as companhias de todos os portes repensem a sua maneira de interagir com o mercado.

– E o que isto tudo tem a ver com o título deste artigo?
– Tudo!
Se a atividade de Relações Públicas já era importante no passado, no mundo conectado de hoje, em que todos estão se comunicando e acessando informações on-line, ela é essencial.

Mas, se você não sabe o que faz um Relações Públicas, a gente explica:
Este profissional é o responsável por cuidar e manter a reputação da sua empresa em todos os meios e garantir que a sua mensagem alcance o público-alvo desejado, seja ele imprensa, consumidor final, colaboradores, funcionários, possíveis parceiros, patrocinadores, governo, dentre outros.

 

– Lembre-se:

 

Uma comunicação bem elaborada e pensada estrategicamente para cada público e canal pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, desde maior presença da marca até novos negócios.
As ações de Relações Públicas ajudam a construir, promover e preservar a boa imagem da sua empresa ou instituição. Essa é a sua principal missão. Para isso, com o apoio da direção e demais profissionais, define a estratégia e executa projetos de comunicação, transmitindo os valores, objetivos e as ações da organização.

 

– Quer um exemplo?

 

– Lembra da campanha de despedida da Kombi, em 2014?
Pois é, ela surgiu do desafio que a Volkswagem tinha de vender 600 exemplares da Kombi Last Edition por um preço que era praticamente o dobro do valor médio do veículo em sua versão clássica. O problema é que a verba de publicidade estava muito aquém para a realização de uma campanha normal. Foi aí que entrou em cena uma verdadeira operação de Relações Públicas, que criou o famoso “testamento” e sua lista de desejos e contou um pouco não apenas da história do produto de uma maneira diferente, mas também a história das pessoas que fizeram da Kombi um verdadeiro mito.

 

– O resultado?

 

Milhares de notícias espontâneas em todo o mundo, cartas de intenção de compra do produto de 27 países diferentes e os 600 veículos foram vendidos em praticamente uma semana, obrigando a fabricante a produzir mais 600 unidades.

Para gerar um laço emocional ainda mais forte com o público e os admiradores do carro, a equipe de Relações Públicas envolveu personagens reais e inusitados na história. A campanha começou surpreendo um grupo seleto de pessoas, com o anúncio impresso abaixo, um “testamento” publicado na revista Veja e no Estadão. A peça mencionava o nome desses personagens, sua relação com a Kombi e a herança de cada um. Na lista de últimos desejos, a deixa para a continuidade da conversa: a vontade de voltar para a casa.

A campanha recebeu dois Leões de Ouro na categoria Branded Content & Entertainment, que avalia a criação e a integração de conteúdos originais de uma marca. Dois Leões de Bronze foram conquistados na categoria Direct (comunicação dirigida com o intuito de gerar respostas ou ações específicas, construindo e prolongando relacionamentos) e outros três Leões de Bronze em PR (Relações Públicas), Film e Cyber (comunicação online, digital e tecnológica). Com as sete conquistas, a campanha de “Deslançamento” da Kombi se torna a mais premiada da Volkswagen do Brasil no festival de Cannes.

– Ah, mas minha empresa não tem uma história como esta para contar, você pode dizer.
E a gente responde:
Você tem certeza? Todos temos lindas histórias de sucessos e desafios e todas envolvem sempre duas coisas: PESSOAS e PRODUTOS, que são a matéria-prima das Relações Públicas.

Então, confere aqui o que as Relações Públicas podem oferecer para a sua empresa, sua instituição ou somente para que você, como líder ou empreendedor, possa ter reputação:

 

1 – As Relações Públicas cuidam da Assessoria de Imprensa.

 

A Kombi conquistou a mídia espontânea porque foram enviados conteúdos em formato jornalístico, escritos por jornalistas e coordenados pelas Relações Públicas. Apesar do crescimento das mídias sociais e das novas tecnologias de comunicação, a imprensa segue firme e forte como uma grande influenciadora de opiniões. Os consumidores têm muita confiança em mídia espontânea, que é aquela exposição que você não paga para ter, diferentemente de uma propaganda.

Ou seja, a presença da sua marca na imprensa influencia diretamente a decisão de compra dos seus potenciais clientes. Por isso, ter um profissional atento à criação de pautas e que estabeleça um bom relacionamento com jornalistas é crucial para manter a imagem da sua marca e garantir que ela não caia no esquecimento.

 

2 – Gestão de Crise: a crucial participação da Relações Públicas

 

Você e sua empresa fazem tudo certo, mas em algumas ocasiões, acontecem situações negativas. Mas também é para isso que existem as Relações Públicas. Uma boa equipe não somente gerencia o momento crítico, mas prevê e prepara um plano de gestão caso o pior aconteça. A falta de uma gestão de crise pode derrubar suas ações e impactar negativamente nas suas vendas, mas, se bem conduzido, o gerenciamento de um momento crítico pode reverter a situação.

 

3 – As Mídias Sociais e o Conteúdo: quem dita a estratégia é a Relações Públicas

 

Administrar sua marca nas mídias sociais vai além de simplesmente criar uma página no Facebook. Afinal, cada rede tem uma linguagem e um público diferentes. Enquanto o LinkedIn garante que sua mensagem alcance o mercado e atraia talentos, o Instagram permite uma comunicação mais informal e moderna diretamente com o consumidor. Além de criar conteúdo específico para cada um desses canais, o Relações Públicas monitora e acompanha as menções à sua marca, evitando que um simples comentário possa se transformar em uma crise. Ainda, as redes sociais abrem um canal de comunicação direto, e público, com o seu cliente. Então, é indispensável que você trate esses canais com atenção.

 

4 – Eventos: Uma das essências das Relações Públicas

 

O contato pessoal continua sendo essencial, mesmo com as relações digitais, certo? Um dos pilares da sua estratégia de Relações Públicas deve ser certificar-se de que a empresa está marcando presença nos eventos dos seu ramo. São neles que você vai encontrar pessoalmente jornalistas, clientes e parceiros, e ainda vai dar uma olhadinha no que seus concorrentes estão fazendo.

Elaborar folders, preparar os mimos para os principais clientes, organizar a equipe e a fala dela durante o evento, deixar textos completos para a Imprensa são apenas algumas das tarefas do Relações Públicas para que seu evento seja um sucesso.

Um evento bem estruturado pode converter em longas parcerias e aumentar o resultado de vendas, além de ser uma oportunidade para se destacar nas mídias sociais e na imprensa.
Percebeu o quanto as Relações Públicas podem fazer pela sua empresa? Investir nestes serviços é o que vai diferenciar você dos seus concorrentes e estabelecer uma conexão com funcionários, mercado e clientes.

Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn