Atualmente, tanto se fala em Planejamento Estratégico, Comunicação Estratégica e tudo Estratégico (pelo menos no meu meio)… Mas você sabe o que é isso? Pra que serve? Qual a importância disso para sua empresa ou para sua vida?

Vamos entender por partes:

Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar,criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. Esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes.

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare“, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”. Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Entendendo estes três conceitos vamos falar sobre o Planejamento Estratégico de Comunicação, que é um dos serviços que a Abarca oferece, e o porquê você precisa dele.

Quem de nós está disposto a perder tempo e dinheiro? Ninguém, não é?!

Gosto muito da ideia de “testar” coisas novas, gosto de arriscar e tudo mais, porém quando se trata de investir tempo e dinheiro em algo que não é meu e pode não funcionar, a coisa muda de figura. Precisamos pensar com responsabilidade em como investir os recursos de um cliente de maneira que ele tenha retorno positivo disso.

Resumindo tudo o que eu poderia falar aqui, digo que o Planejamento Estratégico de Comunicação serve para que possamos entender de fato a situação da empresa, criar atalhos e sermos assertivos nas ações que realizarmos.

Pensar e fazer planos de uma maneira estratégica é essencial no contexto do empreendedorismo, porque facilita na determinação de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos.

Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa. A gestão do tempo é crucial para qualquer empresa, pois é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição.

Nosso trabalho é embasado e funciona da seguinte forma:

Antes de qualquer ação, conhecemos o cenário, o mercado, os concorrentes, o público-alvo e avaliamos os caminhos mais adequados para a comunicação.

O planejamento de Comunicação é a base de todo o trabalho realizado pela Abarca. O mesmo é elaborado a partir do diagnóstico do ambiente externo e interno, com a análise de mercado, da concorrência, formação de cenários, além do diagnóstico da empresa. A partir desses dados é realizada uma análise com os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças a respeito da comunicação e ações da empresa.

Tendo os objetivos definidos, traçamos as estratégias, o cronograma de ação tático. Dessa forma, o planejamento orienta e acompanha todas as ações e investimentos da empresa. Comunicação planejada, com foco e objetivos. Ações coordenadas e com continuidade para obter os melhores resultados. E por fim e não menos importante, a avaliação das ações. Precisamos saber se o que fizemos até aqui funcionou ou não para readequarmos, se necessário.

Quando exposto dessa forma, não parece mais prudente que antes de tomar qualquer atitude no que tange a comunicação da sua empresa, que essa ação seja planejada estrategicamente antes?

“Ahh mais eu só vou fazer posts para o meu face!” Ou “Só vou colocar um Outdoor da minha marca na entrada da cidade!”

E aí eu te pergunto: Por que? Seu cliente final vai ser atingido por essa ação?

De que adianta comunicar, se não for para seu público-alvo, não é?! Aliás, você sabe quem é ele? Onde ele está? E que tipo de comunicação deve usar para atingi-lo?

Bom, estas e outras perguntas podemos lhe ajudar a responder, para assim construir um plano que, de fato, venha a lhe trazer resultados positivos.

Será um prazer contribuir para a expansão do seu negócio.

Por Kétlin Pacheco – CEO da Abarca e consultora de negócios