Abarca | Comunicação Integrada

Os desafios para um profissional de relações públicas são vários, mas durante esses tempos de pandemia, eles se multiplicaram. A crise impactou diretamente o mundo da comunicação, pois é ela o principal meio de percepção das pessoas sobre as responsabilidades da sua empresa ou de seu cliente.


Quando uma empresa entra em crise, uma das áreas que deve ser a primeira a ser envolvida, é a comunicação. É a partir da comunicação que surgem estratégias e ações com objetivos de minimizar danos à empresa. O profissional RP é essencial para desenvolver a comunicação estratégica específica para o seu negócio.

Reinvenção

O que seria o “novo normal”? O distanciamento social causado pela pandemia mexeu completamente na estrutura das relações, sendo elas profissionais ou pessoais, e por conta disso, precisamos pensar em soluções. Como iremos dialogar com o outro a distância, sem deixar de mantê-lo próximo e conectado com a mensagem que desejamos transmitir?
O mundo online é o maior porta-voz de informações, podendo transmitir em questão de segundos, novidades do outro lado do planeta. É a área digital que pode unir e estreitar laços neste momento crítico que atravessamos. As redes sociais podem aproximar pessoas e instituições que, talvez, nunca haviam se conectado antes. Como também, otimizar o tempo e gerar integração das mais diferentes maneiras.

Mas como a pandemia influencia diretamente no trabalho do profissional RP?

Bom, como abordado acima, a comunicação está sendo exigida como nunca e a estratégia precisa ser certeira para driblar as crises. As empresas precisam se comunicar mais, mais rápido, de forma empática e assertiva e com múltiplos públicos, o tempo todo. Com lojas fechadas, empresas precisam acelerar seus projetos de digitalização e intensificar suas comunicações para manter os negócios funcionando.
A crise global exige muito mais do profissional de RP, ele torna-se primordial. Com os impactos econômicos, também globais, os RP’s sofrem com cortes de orçamentos, gerando grandes desafios a serem superados. Porém estas barreiras impostas aos RP’s, também se aplicam ao “cotidiano” de absolutamente todo mundo: empresas, pessoas, governos, etc. Ou seja, são tempos diferentes. É algo que nunca foi vivenciado antes.

Quer saber mais? Vem navegar com a gente!

Referências:
Negócios da Comunicação
Blog RP

 

Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn