Abarca | Comunicação Integrada

O que é produtividade? Você é uma pessoa produtiva?

Antes de iniciar a leitura deste artigo, quero reforçar a pergunta que dá título a ele: você é uma pessoa produtiva?

Nossa sociedade endeusa bastante as pessoas que são produtivas, tanto que criou-se todo um mito ao redor disso dizendo que ser ocupado é ser produtivo e por isso é ‘bom’ não ter muito tempo livre.

#SóQueNão.

Como você vai descobrir neste artigo, ser uma pessoa produtiva está além dessa visão limitada que temos de alguém muito ocupado que está sempre indisponível por algum motivo maior.

Afinal, você pode ser estar ocupado enquanto não faz nada.

Produtividade Real VS Mito do Ocupado

O conceito de produtividade popularizou-se durante a Revolução Industrial, quando passamos a disseminar a ideia de que produtividade está relacionada a produzir algo rentável (forma de medir o material gasto na produção, a mão-de-obra utilizada e o resultado final para saber se foi algo bom ou ruim).

Bem, eu não nasci na época da Revolução Industrial e imagino que você também não (ou teríamos um(a) leitor(a) com muitas primaveras comemoradas e quase imortal!) então só posso achar que esse pensamento fazia sentido para época, mas hoje não dá mais.

Graças a essa ideia de esforço x tempo gasto, começamos a achar que a produtividade está ligada a se esforçar muito em várias coisas e estar sempre ocupado. Sabe o problema desse pensamento? Se você se esforça em muitas coisas ao mesmo tempo, não terá tempo para pensar.

O pensamento é muito mais poderoso do que acreditamos, prova disso é o poder que ele tem de nos fazer avançar algo que demoraria horas ou dias através de uma ideia diferente do padrão ou alguma solução inesperada.

Parece loucura, mas separar um tempo para pensar é o diferencial da produtividade.

Um exemplo simples disso é o uso do excel, aquele programa (odiado) usado por muitos na criação de planilhas e gráficos que é praticamente um enigma (para mim) possui atalhos simples no teclado que podem otimizar o tempo gasto na criação de uma planilha. Mas quem busca aprender esses atalhos? Normalmente as pessoas que o usam com grande frequência e mesmo assim encontramos muitos que não os aprendem.

Por que não aprendem? Porque não tem tempo.

Afinal, o que é produtividade e ser uma pessoa produtiva?

A produtividade é se esforçar em busca de um resultado favorável, às vezes isso pode nem trazer retorno financeiro como investir o esforço para aprender algum hobbie ou realizar alguma viagem.

Ser uma pessoa produtiva não é ser uma pessoa ocupada com mais projetos do que dedos nas mãos para contar todos, é ter o número certo de projetos para investir seu #HardWork de forma certeira tendo algum retorno positivo.

Alguém pode ser produtivo entregando dois textos bem escritos ao invés de sete medianos, por exemplo. O excesso de afazeres pode prejudicar a qualidade com a qual são feitos.

Se quiser ser uma pessoa mais produtiva no trabalho ou só na vida mesmo, fica aí a dica: pense.

Pense nas suas prioridades. Pense no que merece seu esforço. Pense no que te traz mais valor. Quando terminar, repense tudo novamente e aí decida o que vai fazer.

Esse é o primeiro passo para ter mais produtividade na sua vida, está preparado para dá-lo?

 

Fonte: blog.keeplearning.school