Abarca | Comunicação Integrada

O que é comunicação estratégica? Minha empresa precisa de uma comunicação estratégica?

Para evitar desencontros de informações dentro do seu negócio, é necessário controlar o que está sendo comunicado e como está sendo feito. Isso garante que as mensagens que a empresa está passando seja transparente e condizente com a essência do negócio, independentemente do canal utilizado e do público que se pretende alcançar.


A grande tendência do mercado é a autenticidade.

Mas o que é comunicação estratégica?

O termo comunicação estratégica inclui uma série de áreas relacionadas à comunicação, como: relações públicas, marketing, publicidade e propaganda, etc. A comunicação atual está muito focada na interatividade, o que permite a troca de informações e experiências com seus clientes, acionistas, fornecedores, colaboradores e com o público em geral. O papel da comunicação é mediar o relacionamento da empresa e todos esses públicos de interesse.

Orientações estratégicas

Para a comunicação ser realmente estratégica, é necessário que a linha de pensamento esteja alinhada com o planejamento da própria empresa. Os serviços de comunicação precisam conversar diretamente com os princípios da empresa, elas não podem de forma alguma se desalinhar.
Para uma comunicação estratégica ser efetiva, ela deve integrar todas as equipes envolvidas na comunicação, como social media, gestores de relacionamentos da empresa e eventos. O planejamento deve envolver todos profissionais das áreas e prever ações de curto, médio e longo prazo, consolidando e fortalecendo assim, a empresa.

Por que a minha empresa precisa de uma comunicação estratégica?

Além da comunicação estratégica influenciar diretamente na reputação da empresa, ela ajuda a construir uma imagem mais profissional no mercado de trabalho. Ela garante que as informações cheguem às pessoas certas, evitando que seus colaboradores tomem ações que vão contra os valores da empresa, e garantindo que clientes e stakeholders estejam cientes de todas as informações relevantes sobre a empresa, suas políticas e eventos.
Uma estratégia bem feita reflete-se no lucro da empresa e o retorno de investimento pode surpreender, isso porque os custos de estratégia costumam ser mais baixos que alguns trabalhos de marketing.

Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn