Abarca | Comunicação Integrada

Ideias Para Colocar Em Prática Um Programa De Responsabilidade Social

No artigo anterior, falamos da importância de ter um Programa de Responsabilidade Social e os diversos públicos que podem participar dele.
Neste, pensamos em mostrar para você algumas ideias simples para colocar a mão na massa, testar o retorno e ficar ainda mais estimulado a conversar com seu Relações Públicas para criar um projeto permanente.

Que tal começar por: 

Ações ambientais
  • Incentivar cada funcionário a levar o seu copo ou presentear cada um com um copo, caneca ou garrafinha e eliminar o uso de copos descartáveis nos filtros e bebedouros.
  • Fazer campanhas internas para o uso consciente da água.
  • Implementar ações para reduzir as impressões que não sejam extremamente necessárias e transformar rascunhos em bloquinhos de anotações.
  • Implementar a separação do lixo reciclável e fazer uma parceria com uma associação de catadores para que seja devidamente recolhido.
  • Trocar as lâmpadas da empresa por lâmpadas mais econômicas.
Parcerias de voluntariado corporativo

Existem diversas associações e organizações não governamentais na sua cidade ou bairro que buscam parcerias com empresas para seus projetos e já têm, inclusive, modelos prontos de parcerias.
Uma atuam com crianças, outras com idosos ou nas causas animal ou ambiental.
Procure por elas, ouça suas necessidades, verifique se são idôneas e se têm relação com os seus valores e os da sua empresa e integre-se!

Espaço para leitura na empresa

Seus públicos são todos os envolvidos com a sua organização:
Outra ação muito simples é implementar na empresa um Cantinho de Leitura para os colaboradores a partir da doação de livros. Basta ter uma sala bem iluminada com mesas e assentos confortáveis. Incentivar a leitura é contribuir com mais educação e capacitação para o seu capital humano.
Mais tarde, a ideia também pode ser expandida com atividades de contação de histórias para as crianças da comunidade.

Valorização da economia local

Valorizar a economia local é significa dar mais qualidade de vida e oportunidades para a comunidade onde sua empresa está localizada.
Ações nesse sentido incluem a contratação de funcionários que vivam próximos do local de trabalho para que possa, por exemplo, almoçar em casa ou buscar os filhos na escola. Outro exemplo é a escolha de fornecedores locais para a prestação de serviços: um produtor de alimentos loca, uma empresa de TI do bairro, etc.
Crie um selo informando que sua empresa prestigia a economia local e divulgue nas suas redes sociais.
Sua reputação irá aumentar!

Recursos Humanos e Diversidade

A contratação de minorias étnicas, trabalhadores mais idosos, mulheres, desempregados de longa duração e pessoas em situação de desvantagem no mercado são algumas iniciativas de recrutamento responsável.
E quem sai ganhando é a empresa! Equipes diversas são mais criativas, mais empenhadas e trazem mais inovação para o trabalho.
Sem contar que os consumidores, cada dia mais, buscam empresas que os representem.

Apoio a causas sociais indicadas pelos seus colaboradores

Escolha um projeto social ou instituição junto aos seus colaboradores e ajude-os a se engajar em uma causa social. Pode sair desta atitude um lindo e importante Programa de Responsabilidade Social.

Enfim, existem muitas outras formas, mas o ideal é se conectar com aquilo que tem mais a ver com você, sua marca ou sua empresa!

Se interessou em montar algo nesse sentido? Vem navegar com a gente!

Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn