Abarca | Comunicação Integrada

Espaço de trabalho compartilhado. Quais as vantagens?

Os espaços de coworking vêm ganhando força no Brasil. Ainda é uma novidade por aqui, mas já é tendência consolidada no mercado americano. Trata-se de um espaço organizado para trabalho de vários profissionais, compartilhando não apenas a infraestrutura, mas também os serviços.

Gostou da ideia? Conheça algumas vantagens que você, empreendedor terá ao optar por um espaço coworking:

1. Custo menor do que montar seu próprio escritório
O ponto mais sensível de quem está começando a empreender é o bolso. Se você trabalha com negócios para a Internet, sabe que não é item obrigatório ter um escritório físico. Saiba que em um escritório compartilhado você não terá os custos fixos, como água, luz, telefone, impostos, limpeza etc.

2. Networking
São em lugares como esses que você encontrará profissionais de TI, escritores, publicitários, advogados, entre outros. O bacana é a possibilidade de trocar ideias, até mesmo fazer novos negócios e encontrar parceiros para o seu empreendimento.

3. Foco
Quem não tem disciplina para trabalhar em casa, devido às distrações, pode encontrar o foco que precisa nesses espaços. Além disso, é fato que se você paga para estar em um lugar, por hora ou mesmo por mês, sabe que terá de tornar o seu tempo bem produtivo, certo?

4. Ambiente que promove a criatividade
Imagine que as pessoas que você encontrará lá decidiram trabalhar por conta própria e, por isso, a motivação para fazer com que as coisas aconteçam é enorme. Afinal, batalhar no Brasil para empreender e ver a empresa crescer dá um baita orgulho e é muito desafiador.

Por isso, há uma troca riquíssima de informações sobre o que deu certo, as falhas e os aprendizados nesse caminho. E nessas trocas muitas ideias surgem, aumentando a chance de melhorar um projeto em andamento ou até mesmo colaborando para o nascimento de um novo negócio.

5. Diferentes ambientes, de acordo com a sua “vibe”
Há diferentes espaços dentro do coworking, como salas de reunião e salas coletivas em que você divide a sua mesa com outras pessoas. Há também salas para trabalhar individualmente quando é preciso foco e silêncio. Por isso, sempre haverá um canto de acordo com o seu dia.

6 .Compartilhamento de espaço com profissionais da mesma área
Se você não quiser dividir seu espaço com profissionais de áreas distintas, pode convidar colegas que trabalham no mesmo setor, porém com especializações diferentes, para prestar um serviço mais completo e atender melhor aos clientes.

7. Conhecimento e motivação
Estamos todos juntos no mesmo barco buscando o sucesso em nosso negócio. O coworking é o local perfeito para trocar idéia, preocupações e ter insights. Conhecimento compartilhado ao pé da letra.

8. Conforto e inspiração
Nada como amar seu local de trabalho, não é? Imagina sair para trabalhar sabendo que tem à sua espera um lugar moderno, gostoso e inspirador? Um coworking deve ser assim! De brinde, seus clientes vão babar na sua estrutura

9. Inovação e flexibilidade
Trabalhar em coworking é pensar a frente do mercado, ser pioneiro e inovador. Startups estão entre os que mais utilizam os espaços de coworking e, levando em consideração a tendência e o sucesso das mesmas, é excelente estar ao lado de quem trabalha com a inovação como foco. Os horários são flexíveis e os tipos de serviços adequam-se ao perfil de cada empresário. Além disso, os espaços de coworking caracterizam-se por decorações inteligentes e joviais.

10. Concentração e espaço profissional
Se o empreendedor mora sozinho e tem disciplina, o home office pode ser uma boa opção. Mas, muitas vezes, ele não tem um ambiente favorável para trabalhar em casa, porque tem filhos, por exemplo, e nesse caso o coworking pode ser mais interessante.

Gostou das dicas? Nos acompanhe e fique por dentro de tudo o que rola por aqui.

Por Kétlin Pacheco – CEO da Abarca e consultora de negócios

Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn