Abarca | Comunicação Integrada

Entenda a diferença entre Assessoria de Imprensa e Relações Públicas

É comum confundir o trabalho de assessoria de imprensa com o de relações públicas, pois ambas estão diretamente relacionadas. Mas você sabe diferenciá-las? Neste texto iremos ajudar você a compreender um pouco mais sobre os assuntos e mostrar como estes trabalhos são de suma importância para o seu negócio!

Assessoria de Imprensa: o que é?

Ela é fundamental para construção e manutenção de uma imagem positiva e para estreitar o relacionamento da sua empresa com a mídia e outros formadores de opinião. A assessoria de imprensa tem como principal objetivo a divulgação de uma agenda positiva que impacte na reputação do seu negócio. Ela também é responsável em identificar e se antecipar a possíveis riscos e vulnerabilidades da empresa que possam se tornar em crises de imagem.

O trabalho da assessoria de imprensa consiste em entender, apurar e encontrar informações de interesse público e empresarial, propagando para os veículos de comunicação e formadores de opinião. Quando necessário, minimizam os resultados negativos gerados por uma crise corporativa que se tornou pública.

E como o profissional de assessoria de imprensa age? Por meio de peças como o press-release, notas, sugestões de pautas e porta-vozes, além da elaboração e envio de press-kits, realização de encontros de relacionamento, coletivas de imprensa, press-tour e press-trips, e outras ações realizadas nos meios on e offline, os especialistas atuam diretamente na construção de um colchão reputacional da empresa e/ou organização.

Relações Públicas: como atuam?

O papel de um profissional RP é garantir um relacionamento que converse com o interesse da empresa/marca/organização e do público, garantindo que a imagem desejada seja a mesma que a estudada. Pensando em ações estratégicas que impactem os acionistas, diretores, colaboradores, terceiros, clientes, ONG´s, órgãos públicos e governamentais etc.

O profissional RP também possui o desafio de elaborar o planejamento estratégico de comunicação, a execução do plano tático, o levantamento dos resultados obtidos, e por fim, o entendimento e a avaliação das ações, tendo como finalidade de prossegui-las ou não. Sempre levanta como meta, os valores, objetivos e as ações da organização.

Podemos dizer, simplificadamente, que a assessoria de imprensa é o braço estratégico do profissional de Relações Públicas. Portanto, é importante ressaltar que um profissional RP também pode atuar em assessorias de imprensa.

A Abarca pode ajudar o teu negócio a crescer! Vem navegar com a gente!

 

Referências:

Medium

Race Comunicação

 

 

Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn