A receita exata do sucesso… Você acredita que isso existe? Que fazendo um curso ou lendo um artigo ou acompanhando o trabalho de um grande empreendedor de sucesso você vai conseguir os mesmos resultados que ele? A má notícia é que não. Não existe essa receita.

Meu nome é Kétlin Pacheco e sou a idealizadora da Abarca Comunicação Integrada.

A Abarca nasceu em dezembro de 2014 de uma ideia que eu tive. Um dia em uma conversa de fim de expediente em um local onde eu já trabalhava com comunicação uma luz brilhou e naquele mesmo dia meu “grande” negócio foi batizado. Você acha que foi ali que a minha vida de empreendedora começou? Nãoooooo, não foi. Eu nasci assim, nasci com um espírito inquieto e curioso, nasci com o desejo de fazer parte de algo significativo, algo que mudasse vidas e realizasse sonhos.
Trabalho desde os 13 anos, passei por várias áreas e nunca consegui me acomodar com a estabilidade e “certa” segurança que “ser funcionária” te dá (simmmm, ser funcionária significa ter teu salário na conta todos os meses e ser empreendedor nem sempre, pelo menos não no começo). Já tive altos cargos, bons salários, despesas livres e muitos outros benefícios, mas o espírito empreendedor sempre falou mais alto dentro de mim.

Iniciei vários projetos, tive pequenas empresas de vários ramos dentre eles: comércio varejista de vestuário, confecção de flores artesanais, venda de bijuterias finas, loja online de bolsas e carteiras e por aí vai… Quebrei a cara muitas vezes e pra falar a verdade não me arrependo de “QUASE” nada. Foram todas essas experiências que me trouxeram até aqui e que hoje me habilitam, não a te dar a receita do sucesso, mas a compartilhar contigo o que eu tenho feito e que tem dado certo pra mim. Acredito que pode te ajudar na tua jornada também.

Se você está pensando em empreender em algo ou já iniciou e a peteca tá quase caindo, segue abaixo 10 dicas para ser um empreendedor de sucesso:

1- Seja obstinado!
Não vai ser fácil. Você vai querer desistir muitas vezes e vai se perguntar: – Deussssss, eu tô no caminho certo? Nesses horas minha dica é: PERMANEÇA FOCADO. Não deixe pensamentos de desânimo, falta de grana, de apoio ou até aqueles “amigos da onça” te convencerem que não vai dar certo. Persevere e não desista do teu sonho.

2- Acorde cedo!
Não, não é isso que você está pensando. Cedo é muito relativo. Pra mim 10h ainda é cedo. O que importa nesse ponto é se conhecer e ser disciplinado. Tem gente que como eu rende muito mais a noite e tem outros que acordam com a pilha toda as 6h da “madrugada” rsrsrs. Independente de qual for o teu melhor horário, o importante é estabelecer uma rotina de trabalho e respeitar ela, principalmente se você trabalha em Home Office. Seja disciplinado.

3- Seja organizado!
Você já teve a sensação de que tem tanta coisa pra fazer que não sabe por onde começar? Eu sim. O que me ajuda muito é ter uma agenda (pode até ser de papel mesmo) e também fazer listas de tarefas. Uma dica aqui é sempre começar pelas mais chatas. Sabe, te livra logo das bombas e deixa o dia correr mais tranqüilo. Protelar não resolve.

4- Tenha mentores!
Por mais brilhante que seja a sua ideia, submeta ela a alguém mais experiente. Escolha essa pessoa com cuidado e entenda o que eu estou falando aqui, não estou dizendo para ouvir cegamente e seguir todos os conselhos que outra pessoa disser sobre o seu negócio, estou dizendo para submeter a alguém e analisar as ponderações dele que tem uma visão de fora.
Quando estamos muito empolgados com algo temos a tendência de não enxergar as falhas do nosso plano. Ter um ou mais mentores nessa hora pode ser a tua salvação.

5- Seja automotivado!
Nessa jornada fascinante que é empreender, muitas vezes você vai te deparar sozinho. Toda a ajuda externa sempre é bem vinda mas nem sempre ela vem e por muitas vezes vai ser você e seu sonho sozinhos em uma madrugada na frente do computador. Sabe do que estou falando né?! Quando esses dias chegarem, mantenha em mente o que foi que te fez entrar nessa, lembre de onde você imaginou chegar e em todo o esforço que você fez até aqui. Sim, você pode ter começado sozinho e as vezes até sentir que continua lutando sozinho mas é o teu sonho de onde chegar que tem que te manter motivado. Vai dar certo! Continue!

6- Relaxe!
Descanse. Só quem já iniciou algo do zero e sozinho sabe o que é trabalhar dias e noites sem dormir e depois de alguns dias virar um zumbi, sem ânimo e sem inspiração nenhuma. Calmaaaaa! Relaxa! Durma! Sei o quanto descansar é difícil quando estamos iniciando algo novo ou mudando de rumo. As ideias estão a mil e temos a sensação que se pararmos vamos perder algo, mais calma… Faça a tua parte, descanse e confie.

7- Seja grato!
Ahhh isso é um segredo precioso. Seja grato pelas mínimas conquistas. Comemore cada uma delas. Alcance um coração que consegue se alegrar nas pequenas coisas e você vai ver que com essa postura vai se cobrar menos e atrair mais coisas boas para perto de ti. Seja grato até pelas coisas que as vezes não dão certo (talvez não era pra ser e você foi livre de um baita problema lá frente). Acima de tudo tenha um coração agradecido.

8- Trabalhe em equipe!
Dizem que ninguém faz nada sozinho, acho que até faz sim, mas quando trabalhamos em equipe somos mais eficazes. Se cerque de pessoas de confiança, troque ideias, esteja aberto a sugestões, peça ajuda e tenha em mente que você não sabe tudo.

9- Seja solidário!
Aqui está mais um dos segredos que considero essenciais para o sucesso. Seja solidário, seja generoso, abrevie o caminho de pessoas que estão passando pelo o que você já passou. Inspire outros, motive, anime, encoraje. E aí você pode pensar: – Mais eu não tive nada disso quando eu iniciei! Te digo… Por isso mesmo, ajude! Acredito muito na lei da semeadura, tudo o que se faz de bom pra outra pessoa volta pra você (de ruim também rsrsrs). Seja amigo, parceiro, seja o anjo da vida de alguém e o dia que você precisar novamente de um, certamente terás com quem contar.

10 – Arrisque-se!
Por fim, te digo, ARRISQUE-SE! Mas se não der certo, mas e se eu fracassar, mas e se eu perder muito dinheiro… “MAS” e “SE” não podem fazer parte dos teus pensamentos. Como eu disse lá no número 1, seja obstinado. Claro, pondere todas as coisas mas não tenha medo de errar. Acho que um dos pensamentos que mais me incomodariam na vida seria: “aiiii como será que teria sido se eu tivesse tentado…”. Não tenha medo! Tente, erre, tente de novo e conquiste! Esse é o caminho do sucesso.

Bom, espero que tenham gostado!

Compartilhei meu coração e minhas experiências aqui e realmente desejo que te auxiliem na tua jornada rumo não só ao sucesso mais a felicidade plena de viver um sonho.

bjos e até a próxima.

Por Kétlin Pacheco – CEO da Abarca e consultora de negócios